Turks & Caicos
Formado por quarenta ilhas, o arquipélago de Turks & Caicos é um território britânico vizinho da República Dominicana e das Bahamas, de topografia basicamente plana e beleza natural em abundância: recifes perfeitos para a prática de mergulho e snorkeling, além de ser o habitat de golfinhos, baleias, tartarugas, arraias e flamingos, tornando o visual da região muito mais colorido. Com 320 dias de sol durante o ano, a temperatura média de Turks e Caicos é de 28ºC no verão e 21ºC no inverno, além do território estar fora da chamada rota dos furacões.
 
Cerca de 35 mil habitantes se dividem em 370 quilômetros quadrados de terra, sendo mais populosa a Ilha de Providenciales, que inclusive abriga o aeroporto que é a principal porta de entrada ao arquipélago, bem como longas faixas de areia. Blue Hills e Grace Bay são suas praias mais conhecidas, não apenas pela beleza, mas pela facilidade de acesso e a quantidade de restaurantes à beira-mar, situados de frente para um imenso “tapete” de conchas gigantes, que inclusive compõem o carro-chefe dos cardápios de Turks e Caicos, Conch Frittes, um bolinho de carne de concha frito, acompanhado de batatas e lulas.
 
Outra peculiaridade gastronômica da região é o rum Bambarra, e levar uma garrafa na volta pra casa é praticamente obrigatório. Em Providenciales ainda está situada a Caicos Conch Farm, uma fazenda de conchas que mostra em um tour de vinte minutos como elas são criadas até a idade adulta, e de que forma é feito o cultivo das pérolas. Outra ilha que vale a visita é Grande Turk, sede da capital do arquipélago - Cockburn Town -, do parque subaquático nacional Columbus Landfall, e de um paredão de corais, onde é possível mergulhar e rapidamente ir dos 15 aos 1500 metros de profundidade em um abismo submerso com túneis, grutas e passagens estreitas habitados por peixes tropicais, tartarugas e barracudas. 
 
West Caicos está repleta de praias selvagens, belos manguezais, e sua paisagem é “quebrada” por um esqueleto metálico decorrente da obra inacabada de um complexo hoteleiro Ritz-Carlton, devido à quebra do banco financiador da construção. Salt Cay é famosa pelo seu banco de areia, que todo mês de março serve de abrigo para o acasalamento das baleias jubartes, e French Cay, pelo seu santuário de pássaros.