Culebra

Muito mais que uma ilha 

Outra pequena ilha, porém o destino da praia mais espetacular de Porto Rico, a Flamenco Beach, com uma longa faixa de areia e águas calmas que se mesclam entre tonalidades de verde e azul, ideal para a família toda. Em Flamenco há uma ótima área de camping, porém é preciso fazer reservas. Não é à toa que a praia está entre as cinco mais belas do mundo pelo Discovery Channel.
Culebra na verdade é mais que uma ilha, podemos dizer que o município incorpora outras ilhotas ainda menores, como Cayo Norte, Cayo Ballena, Cayos Geniqui, Culebrita, Arrecife Culebrita, Cayo de Luis Peña, Las Hermanas, El Mono, Cayo Lobo, Cayo Lobito, Cayo Botijuela, Alcarraza, Los Gemelos, e Steven Piedra. Claro que este conjunto de ilhas servia como esconderijo perfeito para os piratas.
A preservação da natureza permanece em Culebra, mais especificamente em Culebrita, que hoje é mantida pelos EUA como uma reserva natural. Um bom exemplo é que lá está uma das duas colônias do mundo de tartarugas gigantes, espécie praticamente em extinção. Além disso, no Culebra National Wildlife Refuge há cerca de 85 espécies de aves marinhas.
Apesar de todo este cuidado, a visitação nas suas praias é permitida. O mergulho é o principal esporte, já que as águas das praias de Culebrita têm uma visibilidade quase ilimitada, ou seja, o pequeno arquipélago de Culebra é um dos mais recomendados para todas as formas de mergulho.
Para chegar a Culebra você pode optar por vôos domésticos, ou pegar um ferry que parte de Fajardo duas vezes ao dia. Já para visitar as ilhas menores, como Culebrita, é preciso contratar operadores locais, assim como para passear no Culebra National Wildlife Refuge, onde as visitas são controladas, para atingir o objetivo de manter a natureza intacta.