Rio Grande

Conheça El Yunque 

Uma boa recomendação para começar o tour pelo leste de Porto Rico é ir a Rio Grande. Com fácil acesso, e localizada a apenas 30 minutos a leste de San Juan, a cidade de Rio Grande também é conhecida como "La Ciudad del Yunque", fazendo uma referência a uma das maiores áreas de preservação ambiental dos EUA: a famosa El Yunque National Forest. Especificamente, El Yunque tem mais de 115.000m² e está situada na Serra de Luquillo, compreendendo grande parte do território de Rio Grande. Por ali está preservado um raro ecossistema, composto por espécies de fauna e flora bastante curiosas, e com beleza sem igual. Para os amantes da natureza, será um prato cheio!
Para conhecer esta reserva, a dica é contratar guias turísticos, que já conhecem a região, e poderão orientar os viajantes conforme o tipo de passeio que combina com o seu estilo. Isso porque há atrações de todos os tipos em El Yunque, desde as mais calmas, como caminhadas por trilhas com baixo grau de dificuldade, até as atividades mais radicais, como rapel, escalada, tirolesa e canoagem. Seja lá qual for a opção, por toda a reserva o viajante encontrará os encantadores coquis, que são simpáticos e minúsculos sapos que, com o seu bando, fazem uma verdadeira serenata pela reserva, tornando esta experiência ainda mais marcante.
Conhecer a cascata La Mina também faz parte das recomendações de atividades em El Yunque. Com 35 metros de altura, suas águas formam uma piscina natural ótima para nadar e relaxar depois da caminhada que se tem que fazer até chegar lá. Neste caminho, os visitantes também passarão por pontes, riachos e muitas outras paisagens naturais. Mas nem só da reserva é feita Rio Grande! A cidade também oferece outros atrativos, como campos de golfe e acessos para lindas praias, como Coco Beach e Las Picuas Beach, onde os viajantes terão o privilégio de passar momentos de lazer com muita tranquilidade e descontração. Para conhecer mais de Porto Rico, ainda neste clima praiano, a recomendação é seguir mais a leste de El Yunque, para Luquillo, a praia mais famosa da ilha. O acesso é facilitado, e não demora muito tempo.
Rodeada por coqueiros e com uma ótima infraestrutura para receber turistas, a região também propõe atividades para vários gostos. Para quem gosta de surfar, por exemplo, a praia La Pared é a recomendada. A La Playa Azul, por sua vez, é o lugar ideal para quem prefere águas mais calmas, para nadar, praticar snorkelling ou apenas relaxar apreciando as paisagens do lugar. Já no Balneário Luquillo estão centralizados quiosques e toda a infraestrutura para oferecer aos turistas momentos de lazer com toda a comodidade. Não deixe de conhecer!