Ponce

A pérola do Sul

Localizada na parte sul de Porto Rico, Ponce (“La Perla del Sur”ou “La Ciudad de los Leones”) não importa como é chamada, uma charmosa cidade também caracterizada pela sua história, com mansões, praças e museus. Não deixe de conhecer a Plaza las Delicias e admirar a Fonte do Leão, bem pertinho está a Catedral Nuestra Senõra de La Guadalupe, a santa padroeira de Porto Rico e do México. Para continuar a sua visita pelo centro histórico de Ponce, visite o curioso Parque de Bombas, um antigo quartel de madeira. Hoje virou um museu que, com certeza, fará a alegria da criançada, com muitos carros antigos. Além disso, todas as noites de domingo é possível apreciar o concerto da banda municipal.
Para finalizar o seu passeio pelo centro histórico de Ponce, pegue um bondinho que percorre todo o local, uma ótima maneira de conhecer um pouco mais sobre a cultura local de forma panorâmica. Se você é daqueles que não abre mão de visitar os museus dos destinos que visita, com certeza irá se esbaldar no Ponce Museum of Art, com a maior coleção de arte do Caribe. Ao todo são mais de 1.000 pinturas e 400 esculturas, incluindo obras de famosos artistas , como Velasquez, Rubens e Rodim. Dando continuidade às maravilhas de Ponce, não deixe de visitar mais um importante castelo, o Castillo Serralle’s, uma das obras arquitetônicas mais visitadas do Caribe, formada por um pátio com fontes e exuberantes jardins. A decoração impressiona, são inúmeras peças coloniais e um museu de açúcar e rum (a bebida favorita dos porto riquenhos).
Bem pertinho está a Cruceta El Vigia, uma cruz com 30 metros de altura que era usada para vigiar os navios que entravam na cidade. Atualmente, é claro, o local virou ponto turístico religioso e também um mirante fantástico onde é possível apreciar a cidade, ver as montanhas tocar o mar e ainda ter uma bela visão da pequena ilha Caja de Muertos, conhecida também como “Coffin Island” onde você pode visitá-la partindo do cais través de um ferry com praias desertas e águas com uma transparência incrível.