Canal do Panamá

A oitava maravilha do mundo

Localizado a poucos quilômetros da capital, o Canal do Panamá é o ponto turístico mais procurado do país. Foi construído pelos EUA, no início do século XX, com o objetivo de nivelar as águas do canal e, com isso, viabilizar o trânsito de embarcações nesta região, que interliga a América Central com a América do Sul.
Trocando em miúdos, foram construídos três sistemas de eclusas, que sobem ou descem os navios, de acordo com a necessidade, já que as águas do canal estão quase 30 metros acima do nível do mar. Os nomes destas barragens são Miraflores, Gatún e Pedro Miguel, e o resultado obtido a partir do início do funcionamento do sistema foi pra lá de positivo. Hoje, o Panamá é um dos países mais promissores do continente.
Para os turistas, recomenda-se visitar as eclusas de Miraflores, onde além de observar a circulação das enormes embarcações, é possível fazer um passeio em um dos transatlânticos. Para conhecer um pouco mais da história do canal e da construção do sistema de barragens, os visitantes não podem deixar de ir ao Museu do Canal Interoceânico do Panamá, onde há ricos documentos históricos e exposições que contam a história do canal, desde a época que antecede a colonização colombiana até a construção do sistema de barragens. Sem dúvida, uma experiência admirável e inesquecível!