Alcântara
 
Situada na Região Metropolitana de São Luís, Alcântara é uma cidade maranhense conhecida principalmente pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um centro espacial do qual são lançados veículos lançadores de satélites através da Missão espacial completa brasileira. Além deste, só existe um outro centro de lançamento de satélites em toda a América Latina. Apesar de sua importância, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes por conta de dificuldades tecnológicas e logísticas.

O município tem pouco mais de 21 mil habitantes segundo dados de 2014, numa área total de 1457,96 quilômetros quadrados. A região também tem uma considerável importância histórico-cultural, tendo sido habitada por índios tupinambás e posteriormente por franceses e portugueses, rendendo à região uma vasta diversidade cultural. Alcântara é também conhecida por sediar a Festa do Divino Espírito Santo, que constitui 15 dias durante os quais são servidos de graça licores e doces.
A cidade também fica próxima da ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do estado, que conta com a presença de diversos fósseis, que, segundo especialistas, também foram encontrados na África, provando assim a postulação de que os continentes africano e americano um dia foram unidos.