A cidade de Manaus foi fundada em 1669 com a instauração do forte de São José do Rio Negro, pelos portugueses. A cidade foi elevada à condição de vila em 1832, sendo legalmente transformada em cidade em 24 de outubro de 1848 com o nome de “Cidade da Barra do Rio Negro”. Em 1856 adotou o mesmo nome de sua época de vila: Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaós.

É a capital do estado do Amazonas e constitui-se como o principal centro urbano, financeiro e industrial da Região Norte do país. A cidade é conhecida por sua diversidade de povos e por sua rica história, que envolve o crescimento da região durante os anos XX e também por ser considerada o portal para a Floresta Amazônica.

A cidade comporta uma zona industrial também conhecida como Zona Franca de Manaus ou Polo Industrial de Manaus, criada com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O turismo é um dos importantes pilares econômicos da cidade, sendo voltado principalmente para atividades relacionadas à Floresta Amazônica e toda a sua riqueza natural. É o principal destino para quem procura conhecer as belezas naturais da maior floresta tropical do mundo, além de conter diversas outras atrações histórico-culturais como o Teatro Amazonas.