Um paraíso para os mergulhadores

Chegando a Playa del Carmen, o ancoradouro está fervendo de tanta atividade, só devemos fazer a fila e embarcamos. Distante alguns minutos, chegamos na Ilha de Cozumel. Seu encanto caribenho atrai milhares de visitantes todos os anos. Acontece a mesma coisa com os passageiros dos cruzeiros que ancoram durante algumas horas na ilha, ou fãs do mergulho na procura do paraíso mexicano sob a água, e cujas estadias se prolongam por várias semanas. Nunca faltam os entusiastas que admirarm a natureza o aqueles que procuram só alguns dias de relax total. Os Maias de tempos ancestrais estabeleceram, em Cozumel, centros cerimoniais e portos comerciais. Séculos mais tarde, a ilha não perdeu essa importância naval. As empresas mais importantes de cruzeiros tem aqui um porto de chegada. Seus passageiros têm a oportunidade de descobrir num só dia as tradições da ilha, as maravilhas naturais e o único núcleo do lugar: o povo de San Miguel.
Neste lugar, localiza-se uma extensa seleção de restaurantes, cafés, boutiques e coloridas lojas que oferecem lembranças e artesanatos de origem maia. Se você decidir caminhar pela orla marítima, além de um passeio aprazível, poderá admirar uma boa tranquilidade de esculturas e monumentos. Apesar de ser um centro turístico muito frequentado, San Miguel não desiste desse ar tranquilo e provinciano que atrai os visitantes. Foi em 1961 quando o famoso oceanógrafo francês Jacques Cousteau declarou Cozumel um dos lugares de mergulho mais espetaculares, transformando-se, sem querer, no melhor publicitário da ilha. Deste modo, começou a ser construída a fama internacional deste destino. A partir de então, pessoas de todos os cantos do planeta vêm para descobrir, pela primeira vez, as maravilhas do ecossistema aquático.
A cor turquesa das suas águas cristalinas transformaram Cozumel num dos destinos de mergulho e snorkel mais famosos do mundo. Para novatos e profissionais experientes, a imersão nas águas da ilha, sempre resulta uma das melhores experiências para viver. O número de arrecifes e lugares para mergulhar é suficiente para que você possa visitar dois por dia e ficar aqui durante vários meses admirando a vida marinha. Os Parques ecoturísticos como Chankanaab e Faro Celerain são os mais procurados para observar a vida marinha, seja de maneira superficial com snorkel ou uma longa imersão de mergulho. Outras atividades de aventura que você pode achar aqui são: visitar à floresta, passeios nos jardins botânicos, programas de nado com golfinhos e visitas aos santuários de tartarugas.
Se preferir fugir das áreas com grande afluência turística, não há problema, mas uma ilha de 48 quilômetros de comprimento e 16 de largura, é suficientemente grande para vadiar durante algumas horas e achar lugares solitários na floresta ou descobrir praias solitárias, sendo que apenas 6% da ilha conta com desenvolvimento urbano. Apesar da sua proximidade com o continente, em Cozumel você pode achar o isolamento para umas férias introspectivas e tranquilas. Seja qual for o objetivo, desde dias pacíficos, sem barulho e de um profundo descanso, até as aventuras mais radicais, Cozumel é o lugar ideal para suas próximas férias.

Fonte: www.visitmexico.com/pt/cozumel-quintana-roo