Trinidad

Se visitar Cuba é como ser levado por uma máquina do tempo aos anos 50, ir para Trinidad é poder voltar ainda maise visitar uma cidade colonial. Conhecida também como Cidade Museu do Mar do Caribe e declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, Trinidad retrata uma história de 500 anos estampada em suas charmosas e bem conservadas casas coloniais, ruas de piso de pedra, edifícios coloridos, praças históricas, igrejas e museus. Fundada por Diego Velásquez em 1514, Trinidad foi a terceira cidade fundada em Cuba, e entre os séculos XVII e XIX teve sua economia baseada principalmente na produção de açúcar, levando-a inclusive a ser a cidade mais próspera do país na época. Não demorou muito, porém, até que houvesse um grande declínio na economia da cidade. No Valle de los Ingenios (ou Vale dos Engenhos), que também faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade, é possível visitar as fazendas de açúcar, que costumam oferecer apresentações explicando o funcionamento da produção, a rotina da fazenda e até mesmo como e onde viviam os escravos que ali trabalhavam. Uma visão privilegiada do Vale dos Engenhos pode ser obtida do alto da Torre de Manaca-Iznaga, construída em 1815 por Alejo Maria Iznaga y Borrell para controlar melhor sua propriedade, a torre tem 44 metros de altura e 184 degraus. A antiga casa da fazenda serve hoje como uma espécie de museu, onde o visitante pode ver como viviam os grandes barões do açúcar. O passeio de Trinidad ao Vale dos Engenhos pode ser feito de trem ou a cavalo, e inclui ainda belas cachoeiras.
 
Devido à colonização e aos engenhos, a identidade cultural da cidadereúnedesde raízes aborígenes à influência européia, o que contribuiu bastante com a música cubana. A música faz parte do dia a dia da cidade, e pode ser ouvida saindo das casas,nas rodinhas de jovens que ficam nas ruas com seus violões e instrumentos de percussão, bem como nos bares em que os turistas se juntam para ouvir “Guantanamera” e músicas do Buena Vista Social Club. Acontecem também shows de graça a céu aberto na Casa da Música, ou na Plaza Mayor, próxima dali. Também perto da Plaza fica a Casa de La Trova, onde acontecem diversas manifestações artísticas, normalmente envolvendo salsa, rumba e até reggaeton. Para experimentar a canchánchara, bebida típica que combina rum, mel, água e limão, o bar La Canchánchara é uma boa pedida. Se a idéia é dançar, a Disco Ayala, também conhecida como La Cueva é uma balada dentro de uma grande caverna natural e atração imperdível na cidade.
 
Para quem prefere os passeios diurnos também não faltam opções. A cidade, apesar de não ser muito religiosa por causa do regime comunista, tem diversas igrejas coloniais, dentre as quais se destaca a Santíssima Trindade Igreja Paroquial e tem, além de um esplêndido jardim florido, um belo altar de madeira feito à mão, além de uma imagem de Jesus Cristo de madeira que havia sido abandonada por um navio espanhol no século XVIII. Outra igreja de destaque é a Igreja de São Francisco, que atualmente abriga o Museo Nacional de la Lucha contra Bandidos, ilustrando as guerrilhas contra-revolucionárias que ocorreram no país de 1960 a 1965.Sua torre, que é cartão postal da cidade, é tão alta que pode ser vista de diversas partes da Trinidad. Outra torre, de onde se pode observar a cidade fica no Museu Municipal de História. Para se ter uma visão realista de como era o cotidiano da época colonial, recomenda-se o Museu Romântico, que expõe peças de vidro, porcelana e mobílias que faziam parte do Palácio do Conde Brunet. Para fechar a visita histórica, há ainda um museu de arquitetura e um de arqueologia. Bem no meio do Centro Histórico fica a Plaza Mayor, onde se concentram as principais lojas, feiras de artesanato e restaurantes. Outra linda praça que merece visita é a Plaza Carillo ou Parque Céspedes. Falando em belezas naturais, outros lugares que devem ser visitados são o Gran Parque Natural Protegido Topes de Collantes e a Playa Ancon. A praia fica a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade e é considerada a mais bonita da costa sul de Cuba. Com 5 quilômetros de extensão, esta linda praia de águas cristalinas e areia branca é ideal para nadar, mergulhar e praticar snorkel observando os naufrágios da época colonial ou os magníficos recifes de corais.

A partir de R$ 3.522,00

A partir de R$ 5.835,00