Cayo Santa Maria

A cerca de 100 quilômetros de Santa Clara, Cayo Santa Maria é famoso por sua rica vegetação tropical, natureza selvagem e magníficas praias com areia branca e mar azul cristalino. É o perfeito refúgio para férias tranqüilas, surfistas, mergulhadores, e até para naturistas, que podem encontrar praias nudistas na parte ocidental da ilha. Relaxar em uma das praias e caminhar sobre seus recifes de corais, que ficam na superfície dividindo as praias, são as atividades preferidas dos turistas. A água do mar é tão transparente nesta ilha que mesmo de fora da água, enquanto se caminha pelos recifes, é possível observar uma incrível quantidade de estrelas do mar, ouriços e peixes de variadas cores e tamanhos. Entre os passeios para fazer no Cayo estão a Playa Perla Blanca, uma das mais tranqüilas da ilha, a Playa La Estrella que é a maior delas com seus 3,5 quilômetros, a Playa Cañon, que apresenta em seu lado leste a opção de praia nudista, e o Delfinário de Santa Maria, onde há shows de golfinhos e ainda é possível nadar com eles em tanques que ficam dentro do mar.

Além das programações típicas de praias do Caribe e dos próprios hotéis, o turista pode ainda visitar a Iglesia San Juan Bautista de Remedios, que abriga treze lindos altares decorados com ouro e teto de mogno. A igreja foi restaurada entre 1944 e 1946, e nesta restauração o ouro dos altares foi coberto com tinta branca para enganar os piratas que viviam a saquear as igrejas por causa de seu ouro. A Igreja fica na Plaza Central, ou Plaza Mayor, que é rodeada por prédios coloniais, monumentos e palmeiras. Outro passeio interessante é a Plaza La Estrella, onde há um mercado ao ar livre, diversos restaurantes, uma discoteca, um boliche, algumas lojas e até uma feira de artesanato com obras de artistas renomados, que permitem ao visitante um maior contato com a cultura local. A Plaza Las Dunas é outra enorme área de entretenimento com a mesma proposta e atividades similares, que também vale a pena visitar. Cayo Santa Maria fica próximo de Santa Clara, a cidade mais revolucionária de Cuba, onde é possível visitar o Memorial e Museu de Che Guevara, assim como observar lembranças concretas da última batalha de Che pela revolução que deu final à ditadura de Fulgencio Batista no Monumento à Tomada do Trem Blindado.

Localizado na Bahia de Buena Vista, na costa norte de Cuba, juntamente com o Cayo Las Brujas e o Cayo Ensenachos, o Cayo Santa Maria faz parte de Los Cayos de Villa Clara. Estes Cayos são um destino famoso por suas belíssimas praias que são conectadas a Cuba através de uma estrada pavimentada de 48 quilômetros e 46 pontes, chamada El Pedrapen, uma grande obra de engenharia que levou 10 anos para ser construída. Estes Cayos fazem parte de uma área declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera Buenavista, bem como de um arquipélago ainda maior chamado Jardines Del Rey (onde ficam também Cayo Guillermo e Cayo Coco), que é hoje a área de Cuba que está em maior desenvolvimento turístico. Espera-se que o arquipélago tenha cerca de 32 mil quartos de hotéis divididos entre todas as suas ilhas até a conclusão deste projeto de desenvolvimento. Por enquanto, porém, seus vizinhos menores ainda não tem uma estrutura tão bem estabelecida para o turismo como a de Cayo Santa Maria. Cayo Las Brujas, com seus 7 quilômetros quadrados, tem apenas duas praias principais: La Salinas é uma das mais bonitas dos Cayos de Villa Clara e recebeu este nome devido a uma antiga salina que existia ali, e Caracol, que tem apenas 400 metros de extensão. Las Brujas tem mais duas pequenas praias que não são acessíveis por terra, pelo menos por enquanto. Cayo Ensenachos também vale a visita para quem gosta de pesca e quem tiver vontade de visitar duas das praias mais deslumbrantes de Cuba, Playa Ensenachos e Playa Megano.

A partir de R$ 4.293,00