Cayo Largo

Cayo Largo Del Sur ou apenas Cayo Largo, como é freqüentemente chamado, é um dos destinos turísticos mais atrativos de Cuba por corresponder perfeitamente à imagem idealizada de uma típica ilhota perdida no Caribe, com sua beleza natural de praias de areia branca, mar azul-turquesa e diversos recifes de corais, carregada de histórias de piratas. Os mais famosos piratas e corsários que já habitaram os mares passaram por ali, entre eles o inglês John Hawkins, que fazia visitas periódicas à ilha, acompanhado pelo “Terror dos Mares”, Francis Drake, por volta de 1565. Os franceses Jean Laffite e Benjamin Latrobe também marcaram presença por lá em 1819, assim como Henry Morgan, quando saqueava Puerto Príncipe, utilizando-se da ilha para guardar seus tesouros. Até mesmo por isso, um dos passeios interessantes a se fazer em Cayo Largo é visitar os navios naufragados praticando mergulho ou snorkel. Entre as navegações que passaram por ali também esteve a de Cristóvão Colombo, que visitou o Cayo em sua segunda viagem à Cuba.
 
A ilha faz parte da província de Isla de la Juventud, onde ficava o Presídio Modelo (hoje transformado em museu) em que Fidel Castro foi preso junto com seus companheiros após o ataque ao quartel Moncada. O Cayo fica a 135 quilômetros de Nueva Gerona, a capital de Isla de la Juventud, a 177 quilômetros e Havana, capital de Cuba, e só pode ser acessado de barco ou de avião. Com seu acesso remoto, a sensação é de estar em um mundo à parte, onde seus 27 quilômetros de praia oferecem ao visitante um dos fundos marinhos mais preservados do planeta, no qual destacam-se 33 pontos de mergulho, segundo revistas especializadas como a National Geographic. Neles se encontram grutas, vales, íngremes paredes submarinas, além de uma grande variedade de animais como tartarugas marinhas, peixes coloridos, golfinhos, moluscos, mariscos e uma das barreiras de corais mais bonitas do país.

Com suas temperaturas que costumam variar entre os 25ºC e os 28°C, a ilha oferece o clima ideal para se desfrutar de suas magníficas praias o ano todo, dentre as quais se destacam a Playa Tortuga, onde as tartarugas põem seus ovos, a Playa Sirena que é uma das mais bonitas de Cuba e tem fácil acesso a atividades aquáticas como o windsurf e o caiaque, a Playa Paraiso, com águas translúcidas e calmas como uma piscina e a Playa Mal Tiempo, ideal para quem quer relaxar observando a abundante natureza. Partindo geralmente da Playa Sirena, há também excursões em barcos ou iates a outras ilhotas próximas como Cayo Rico e Cayo Cantiles.