Varadero

Varadero é o destino praiano mais próximo de Havana (cerca de 140 quilômetros passando por uma bela estrada asfaltada pela costa) e por isso é um dos lugares mais turísticos de Cuba, recebendo sozinha cerca de um terço dos turistas que desembarcam no país. Com cerca de 21 quilômetros de praias e a melhor estrutura hoteleira de Cuba, Varadero fica na península de Hicacos e é uma típica cidade de praias do Caribe, com suas areias finas e águas translúcidas dos mais variados tons de azul. As praias mais interessantes de Varadero são a Playa Mayor, que oferece uma ótima estrutura para os turistas, a praia de Varadero, onde se pode aproveitar, além do visual, atividades aquáticas como o passeio de caiaque, a Playa Larga, ideal para quem tem a intenção de fazer um passeio eco turístico em torno da Península de Zapata e, por fim, a Playa Girón, ideal para o mergulho com peixes coloridos, tartarugas, moréias, raias e eventualmente até tubarões. Uma excursão ao Cayo Blanco também vale a pena para quem estiver com um pouco mais de tempo e vontade de aproveitar uma ilha vizinha mais sossegada além de um passeio de catamarã passando por um banco de coral negro. Entre as atividades aquáticas de Varadero também estão a prática de snorkel, a visita ao Delfinário onde se pode nadar com golfinhos, e o mergulho ao Hoyo Azul Ojo Del Mégano, uma gruta com cerca de 70 metros de diâmetro. Para apreciar a natureza, outro local fantástico é a Reserva Ecologica Varahicacos, que contém, além de belas trilhas e cactos de mais de 500 anos, seus tesouros arqueológicos: a Cueva de Ambrosio, uma caverna de aproximadamente 250 metros com cerca de 110 desenhos rupestres datados de duas épocas diferentes, e a Cueva de Musulmanes, onde foram encontrados fósseis humanos que estima-se terem habitado a região há mais de 2500 anos.

Tendo grande parte de seu território comprado e loteado no início do século XX por Alfred Irénée Dupont de Nemours, Varadero foi transformada rapidamente em um destino turístico de elite, atraindo personalidades dos mais variados países. Não demorou muito, porém para que, com a revolução cubana em 1959, o governo de Fidel desapropriasse as belíssimas mansões, que foram posteriormente transformadas em hotéis, restaurantes e outros locais turísticos. Entre as propriedades, agora turísticas, se destacam as que eram do próprio Dupont: a Mansíon Xanadú, com seus quatro andares revestidos de mármore italiano, onde hoje funciona o Restaurante Las Américas, além do seu campo de golfe particular, que hoje é o Varadero Golf Club. Outra propriedade privada, que acabou se tornando disponível à visitação é o Parque Josone. Considerado o “pulmão de Varadero”, o parque conta com uma imensa área verde de 9 hectares localizada bem no centro de Varadero, onde uma exuberante vegetação tropical, pássaros coloridos, um lago artificial com barquinhos, piscinas, restaurantes e bares encantam os visitantes.

Dividida entre Varadero Nova e Varadero Velha, a cidade abriga na parte velha aproximadamente 6 mil habitantes e também antigos hotéis, em sua maioria bem mais simples do que os novos, além de restaurantes típicos e pratos feitos. Na parte nova há uma grande variedade de hotéis, inclusive alguns de padrão internacional e com sistema all-inclusive. Na região central se encontra o Museu Municipal, uma belíssima casa de praia de época, construída em madeira no ano de 1921, onde se pode observar artefatos usados pelos aborígenes, além de móveis, documentos, mapas e fotografias relacionados à história local. Também é nesta região que se encontram bares temáticos, pizzarias e restaurantes com cardápios variados. Entre os bares e restaurantes da região, o famoso La Bodeguita del Medio, conhecido por seu mojitos, tão apreciados pelo escritor Ernest Hemingway, abriu recentemente sua filial em Varadero e merece uma visita. Uma das formas de se conhecer Varadero é em um ônibus turístico que circula pelas principais avenidas da cidade, deixando o turista descer em pontos principais para conhecer. Para comprar souvenires, na avenida principal há feirinhas que vendem camisetas (principalmente do Che), chapéus, bijuterias, entre outros artesanatos.

A partir de R$ 1.456,00

A partir de R$ 1.928,00