San José
Localizada no Vale Central da Costa Rica e cercada por incríveis montanhas e vulcões, San José é a capital da Costa Rica. Ali fica o centro político e econômico costarriquenho e, além disso, muitas vezes a cidade é o ponto de partida para o turismo no país, já que lá está localizado seu principal aeroporto internacional. Contudo, vale o parêntese de que existe a possibilidade de aproveitar os voos da Copa Airlines para a cidade de Libéria, ao norte da Costa Rica.
 
Mesmo assim, ao ir para a Costa Rica todos devem conhecer San José, especialmente porque ali estão concentradas ótimas opções para divertimento e passeios culturais, como bares, restaurantes, casas noturnas, museus, galerias de arte, cinemas e centros comerciais. Tudo isso sem falar que a cidade oferece diversas opções para hospedagem, desde as mais luxuosas até as mais modestas.
 
Uma das recomendações para conhecer boa parte destas atrações é fazer um passeio pelo centro da cidade. Os arredores da avenida central, por exemplo, estão cheios de pontos turísticos, como a Plaza de la Cultura e o Teatro Nacional. Este último, por sinal, é um dos prédios mais belos da região, por conta de sua arquitetura e detalhes cheios de estilo, sem falar da sua programação de espetáculos teatrais, musicais e de exposições. Vale a pena conferir.
 
Ainda pela região central, não se pode deixar de conhecer o Museu Nacional, cuja estrutura também é um primor! Por ali acontecem diversas exposições que abordam temas que vão desde o período pré-colombiano da história da Costa Rica, passando pela colonização, até aquelas que tratam da arqueologia e antropologia. Para quem gosta de arte e história, é sem dúvida um passeio muito interessante.
 
Experiência semelhante pode ser obtida ao conhecer o Museu Jade, onde estão preservadas diversas peças e objetos de cerâmica, fazendo referência ao período pré-colombiano e à cultura maia. Caminhando pela cidade também será possível conhecer diversos parques, onde é possível passar agradáveis momentos e apreciar monumentos e construções que fazem parte da história do lugar. Como exemplo, citamos o Parque Morazon, o Parque Spain e o La Sabana Metropolitan Park. Este último é um dos maiores da região, onde os visitantes terão o privilégio de curtir bastante tranquilidade em meio à natureza. Para se ter uma ideia do tamanho e da diversidade natural do La Sabana Metropolitan Park, os costa-riquenhos o consideram como os pulmões de San José.
 
Já para fazer “aquelas comprinhas”, não se pode deixar de visitar o Mercado Central, onde é vendida uma variedade enorme de produtos que vão desde souvenirs, bebidas, comidas, roupas e sapatos. Uma ótima pedida para voltar para casa com lembranças da Costa Rica.
 
Mas os atrativos de San José não se concentram apenas na região metropolitana. Afastando-se um pouco dali, a cerca de 1 hora de San José, por exemplo, os viajantes que gostam de altas emoções terão mais um lugar para incluir em seu roteiro de viagem: o Tropical Bungee. Trata-se da ponte que passa acima do Rio Colorado que, com seus 265 metros de altura, é considerada uma das mais altas da América. É exatamente dali que as pessoas saltam de bungee jump. Uma aventura e tanto!
 
Com tudo isso, antes de partir para a curtição do litoral da Costa Rica, com suas belíssimas praias, parques, reservas e incríveis vulcões, aproveite as opções que San José oferece para relaxar e se divertir. E não deixe de provar a típica sopa de feijão preto que faz parte do cardápio de boa parte dos restaurantes do lugar.