Riviera Turca

A terceira cidade mais visitada do mundo

O que nos reserva uma região com média de 300 dias ensolarados por ano e banhada pelas águas quentes do Mar Mediterrâneo? A Riviera Turca ou Riviera de Antalya é uma faixa litorânea que cobre todo o sul do país com praias maravilhosas, e que se estende desde a fronteira com a Síria até os limites do Mar Egeu. Conhecida pelo seu mar azul turquesa estonteante e temperaturas amenas que variam entre os 15ºC e 30ºC, podendo chegar a 40ºC no verão, Antalya - capital de uma província com o mesmo nome -, é a terceira cidade mais visitada do mundo, ficando à frente inclusive de Nova Iorque e Rio de Janeiro. Conhecida também como a capital do turismo na Turquia, Antalya foi o destino da lua de mel de Cleópatra com o imperador romano Marco Antonio, e a região, o presente de casamento que ela ganhou dele. A área que teve bastante influência dos gregos em sua arquitetura, conserva até hoje as ruínas de construções históricas como o Templo de Apolo, em Side, com colunas estilizadas, diversos anfiteatros, em Antalya ou Aspendos e até mesmo na submersa Apollonia. Duas das originais “Sete Maravilhas do Mundo” foram construídas aqui: o Mausoléu de Halicarnasso, na atual Bodrum, e o Templo de Ártemis, na antiga Éfeso, hoje Selçuk.
Mas este encantamento não está restrito ao passado. A Riviera Turca atrai milhares de turistas todos os anos para apreciarem suas praias encantadas cercadas de montanhas de origem vulcânica, assim como suas belas florestas e variados símbolos históricos e arqueológicos. Com mais de dois mil anos de idade, Antalya se ergue sobre falésias e oferece uma vista incrível do mar ao seu redor. Conta com ampla infraestrutura turística com hotéis, restaurantes, lojas e discotecas para atender aos visitantes. Seu centro histórico foi totalmente restaurado e exala nostalgia e charme com suas ruas estreitas e calçamento de pedras. As praias de Konyaaltı e Lara fazem sucesso e convidam o turista a relaxar e a curtir um ambiente descontraído e de rara beleza. As Cascatas de Karpuzkaldıran oferecem um espetáculo à parte já que se trata de uma cachoeira que deságua no mar. A dezoito quilômetros da cidade, está a cachoeira de Kurşunlu, que conta com um visual espetacular, um fino e constante lençol d’água que surge do cerne da floresta. Outra cachoeira que também vale a visita é a Düden, a 12 quilômetros da capital, cujas águas migram em direção ao Mar Mediterrâneo. Já na caverna de Karain, localizada no Monte Çan, o visitante viaja tanto para as entranhas da Turquia como no tempo, já que este é o primeiro local com indícios de ocupação humana na região datado de 160.000 A.C., tanto é que na caverna há um pequeno museu que exibe alguns objetos arqueológicos da época.
A Riviera Turca é repleta de cidades e balneários de paisagens estonteantes e elementos históricos. A cidadezinha de Kemer, uma antiga vila de pescadores, também cresceu com o desenvolvimento da região e passou a atrair muitos visitantes nos últimos anos. Com uma orla recheada de diversão, oferece um mix de badalação e festas noturnas com a tranquilidade de uma tarde de verão durante o dia. A viagem pela Riviera não pode ser completa sem explorar o litoral por mar. Esta é uma rota tradicional de cruzeiros na Europa e além de embarcar em navios de grande porte é possível desbravar a região em pequenos veleiros, vivendo uma experiência mais orgânica, no ritmo da natureza. Uma parada fundamental é a praia de Ölüdeniz que remete instantaneamente à ideia de paraíso. Um mar calmo e refrescante, ultra cristalino – que convida a um mergulho – circundado por encostas cobertas por mata nativa, e um clima geral de felicidade. O local também é famoso por ser um dos melhores pontos do globo para a prática do paraglider. A corrente de ar quente proveniente do mar mantém o paraquedas no ar, flutuando em meio a uma vista ímpar, imperdível. E é justamente essa felicidade, esse clima leve, que inspira o viajante pela Riviera Turca e que também o acompanha na volta para casa.