Toscana

Ah, a Toscana....

A Toscana está situada na região central da Itália e está entre os destinos mais procurados da Itália, pois oferece um turismo a 360ºC: arte, arquitetura e cultura nas cidades de Florença, Siena e Pisa, além de gastronomia e muito vinho nas regiões de Chianti, Montalccino, Montepulciano, Bolgheri, sem esquecer, é claro, de suas belezas naturais!
Os vinhos da região da Toscana são mundialmente conhecidos por sua tradição, como o Brunello de Montalcino, produzido sob regulamentação DOCG e a partir de apenas uma uva; entretanto, uma nova safra de vinhos tem conquistado até os paladares mais refinados: são os Supertoscanos, que não puderam ser classificados como DOC, e receberam tal denominação para serem diferenciados dos chamados “vinho da tavola”, ou “vinho de mesa”.
Florença é a capital da Toscana, antiga capital da moda, e hoje “o berço do Renascimento”, pois nela viveram as mais brilhantes mentes desse movimento. Nem precisa dizer que a cidade respira arte e cultura, não é mesmo? Os campeões de visita são a Galeria Uffizi (o museu mais importante e visitado da Itália), Galeria Accademia (onde está o original do David de Michelangelo), o Duomo Santa Maria del Fiore, Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo e Basílica de Santa Croce.
Quem nunca ouviu falar da Torre de Pisa? Ela está localizada na praça Piazza dei Miracoli, que abrange outras duas construções religiosas: a Catedral de Santa Maria Assunta e o Batistério. A famosa torre nada mais é do que o campanário, ou seja, o local onde ficam os sinos da igreja. Mas a cidade de Galileu Galilei tem muito mais atrativos, como a Piazza dei Cavalieri, L’Universitá degli studi di Pisa, única universidade européia a fazer parte do Universities Research Association; a Torre della Citadella, a Ponte Solferino e o Rio Arno.
Situada sobre uma colina que ainda preserva muros medievais ao redor do centro histórico, que inclusive é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Siena parece um labirinto quando vista de cima, de tão estreitas que são suas ruazinhas, paisagem que constrasta com a amplitude da Piazza del Campo (onde ocorre o Palio, uma das mais antigas corridas de cavalo do mundo), lar do Palazzo Pubblico com seu imponente campanário (Torre del Mangia) do século 14. Ao norte está o Duomo de Siena, uma das igrejas mais lindas de toda a Itália, construída no século 12, e o Museo dell’Opera del Duomo, museu que abriga as obras originais que ornavam a fachada do Duomo.