Vale do Loire

Castelos do Vale do Loire, uma volta ao passado

O Loire é conhecido mundialmente por seus magníficos châteaux, na maior parte das vezes traduzidos como castelos, mas são verdadeiros palácios. São 300 espalhados pelo Vale do Rio Loire, construídos entre os séculos X e XVI pela nobreza e realeza da França, considerados não somente monumentos como elementos indissociáveis da paisagem. Os cinco châteaux mais visitados são: Chenonceau, Chambor, Amboise, Blois e Villandry.
Além dessas estonteantes atrações, o Vale do Loire é também chamado de Jardim da França ou Berço da Língua Francesa. Sua paisagem, e mais particularmente nos seus muitos monumentos culturais, ilustra um grau excepcional dos ideais do Renascimento e do Iluminismo na Europa Ocidental, com vilas e aldeias históricas, além de grandes monumentos arquitetônicos.
Tours é considerada a "capital" da região, pois além de ficar na área central, tem ótima estrutura e é ideal para firmar uma base de hospedagem, com restaurantes, lojas, agências turísticas e está próxima de châteaux como Villandry e Azay-le-Rideau. Entretanto, a capital oficial é Saint-Étienne.