Chipre
A bandeira azul e branca da Grécia está por todos os lados, mas não estamos na terra de Zeus, e sim em solo da deusa do amor, Afrodite. Durante o verão, as praias da ensolarada ilha de Chipre se enchem de festas, tão fascinantes quanto a história turbulenta deste pequeno país localizado no leste do mar Mediterrâneo. Por ali, Ares, o deus da guerra, também marcou presença, numa série de invasões estrangeiras.

Elas começaram na Antiguidade com os gregos, que foram sucedidos por romanos, venezianos, otomanos e ingleses. Hoje, parte da ilha está sob domínio da Turquia. No sul, com quase 60% do território, estão os cipriotas de origem grega – daí as bandeiras. Ao norte ficam os cipriotas turcos da República Turca do Norte do Chipre, instalada em 1974 após a invasão dos vizinhos, condenada pelas Nações Unidas.

Apesar dessa tensão política, não há hoje nenhum conflito armado no país, considerado seguro para turistas. Nicósia (ou Lefkosia para os locais) é a última capital do mundo cortada por um muro, que em alguns trechos forma de tambores cheios de cimento empilhados, mato e pichações.

Qualquer caminhada pelo centro antigo da cidade acaba levando à Linha Verde, que guarda a zona desmilitarizada. Há pouco patrulhamento, mas é bom prestar atenção nos avisos de não tirar fotos. O local passou por reformas seletivas recentemente. Casas de pedras charmosas e galpões restaurados estão ao lado de terrenos baldios com edifícios em ruínas, em típicas cenas de zonas de guerra.

Fonte: Viagem e Turismo
 

CONHEÇA OS DESTAQUES DA NOSSA PROGRAMAÇÃO:

 

Roteiros Politours

 

Nome do Roteiro

Visitando

Número de
Dias / Noites

Datas de Saídas*

Descobrindo Chipre
Larnaca
08 Dias / 07 Noites
2019 - Junho: 11 e 25, Julho: 02, 09, 16, 23 e 30, Agosto: 06, 13, 20 e 27, Setembro: 03 e 17, Outubro: 01 e 15.
* As datas de saídas estão sujeitas a disponibilidade no momento da reserva. Consulte Disponibilidade para a saída desejada.
 
 

Não encontrou o roteiro que buscava?