Roraima
Situado na região Norte do país, Roraima é o estado mais ao norte da federação, fazendo fronteira com outros dois estados (Amazonas e Pará) e com dois países (Venezuela e Guiana). Trata-se do estado menos populoso do país, com pouco mais de 500 mil habitantes segundo estimativas de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua capital, Boa Vista, fica a norte do estado e é a única capital brasileira situada totalmente no Hemisfério Norte, localizando-se acima da linha do Equador.

O nome Roraima tem origem nas línguas indígenas e especula-se que pode significar “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” ou “Serra do Caju”, todos com referências às características geográficas da região: sua quantidade de serras e colinas e seu clima.

Apesar de o turismo no estado ser predominantemente corporativo, Roraima passou a ganhar mais notoriedade por abrigar uma área de 5% do Monte Roraima, um dos pontos mais elevados do país que está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O acesso ao atrativo se dá somente pela Venezuela, sendo que os viajantes seguem por terra, na maioria das vezes em vans até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén num trajeto de aproximadamente 230km.
 

Não encontrou o roteiro que buscava?