Rondônia
Rondônia é uma das 27 unidades federativas brasileiras, compondo a região Norte do país. Com mais de 237 mil quilômetros quadrados de extensão, o estado é composto por 52 municípios, sendo Porto Velho, sua capital, a cidade mais populosa do estado. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, Rondônia tem 1.787.279 habitantes e é o terceiro estado mais populoso da região, ficando atrás apenas do Pará e do Amazonas.

Rondônia é o único estado brasileiro cujo nome foi dado em homenagem a uma figura histórica nacional. Trata-se de Marechal Rondon, um militar e sertanista brasileiro de origem indígena que ficou conhecido por desbravar o território brasileiro e por descobrir, por exemplo, o Real Forte Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia. Fica no município de Costa Marques e segundo alguns historiadores, foi a maior fortaleza militar portuguesa fora do território de Portugal.

Rondônia é uma ótima opção de destino para quem busca conhecer um pouco mais da região norte do país através de passeios não tão convencionais e visões diferenciadas da cultura amazônica e sua intersecção com outros povos e culturas.

Porto Velho, a capital e cidade mais populosa do estado tem uma população com mais de 500 mil habitantes. É a capital brasileira com maior área territorial, com mais de 34 mil quilômetros quadrados de extensão. A cidade surgiu às margens do Rio Madeira, em função da estrada de ferro Madeira-Mamoré. É também através do rio Madeira que se encontram os melhores passeios, feitos de barco pela região.

 
Não encontrou o roteiro que buscava?