Amapá
Tendo a floresta amazônica como sua principal característica biológica e geográfica, o estado do Amapá está localizado no Platô das Guianas, uma formação de relevo que ocupa o norte da América do Sul. O estado faz fronteira com o Pará, com a Guiana Francesa e com o Suriname, tendo um território com extensão de mais de 142 mil quilômetros quadrados. Apesar de a região ser pertencente ao território brasileiro há algum tempo, o Amapá só se tornou independente do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá e só em 1988 foi elevado à condição de estado da Federação.

Sua cultura é uma mistura de elementos provenientes da colonização, de influências indígenas e de componentes da floresta amazônica. Sua gastronomia é marcada pelo açaí acompanhado de farinha de mandioca e alguma proteína como peixes, camarão, frango ou mesmo carne vermelha. O Amapá é uma ótima opção de destino para quem procura conhecer melhor a cultura do norte brasileiro e as intersecções do Brasil com outros países latinos.

A capital do estado e cidade mais populosa é Macapá, que segundo estatísticas de 2018 tem uma população estimada em mais de 490 mil habitantes. Localizada no litoral do rio Amazonas, é a única capital estadual brasileira cortada pela linha do Equador. Entre as atrações turísticas da cidade, destacam-se o Marco Zero, a Fortaleza de São José do Macapá, o Mercado Central e o Museu Sacaca, que expõe uma grande e diversa quantidade de animais e plantas da região amazônica, bem como trata da cultura dos povos ribeirinhos.
 
 

Não encontrou o roteiro que buscava?