País de Gales

Uma terra que parece ter saído dos contos de fadas

 
Compacto e hospitaleiro, o País de Gales é repleto de paisagens deslumbrantes: dos picos nevados a uma costa selvagem, sendo “o” destino para quem procura uma viagem com natureza em abundância. Terra de castelos medievais e penhascos, também é um paraíso aos caminhantes, uma vez que suas trilhas são verdadeiros santuários da vida selvagem, mesmo com todo o passado de guerras que o país viveu. O som ritmado de uma língua muito antiga - o welsh - deu origem ao nome de uma das cidades de Gales, que tem nada mais, nada menos do que 58 letras, sendo considerado um dos mais compridos do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Ah sim, ele foi encurtado para Llanfairpwllgwyngyll; agora ficou mais fácil pronunciar, não é mesmo? Localizada na ilha de Anglesey, tem como principais atrações uma estação de trem,e é claro, a placa que leva seu nome.

A capital Cardiff, eleita a cidade mais cortês da Grã-Bretanha, pode ser conhecida em menos de um dia, já que está a apenas duas horas distante de Londres, sendo também um ponto de partida para explorar esse país tão místico. Pertinho da estação de trem está o famoso castelo da cidade, erguido como uma torre normanda por volta do ano 1000 d.C.; outros pontos turísticos são a Catedral Llandaff, o Cardiff City Hall, o Millennium Stadium e o Bute Park, e na área portuária estão concentrados diversos restaurantes e pubs. A alguns minutos de táxi de Cardiff está Caerphilly, uma charmosa cidade, que assim como a maior parte das cidades do País de Gales, tem como monumento de destaque seu castelo, esse mais “recente”, construído no século 13, e um dos maiores do Reino Unido.

No extremo norte do país, está o maior parque nacional de Gales - Snowdonia -, com 2170 km², cujo nome está relacionado às suas montanhas, que passam o ano inteiro cobertas de neve, inclusive a fantástica Cadair Idris, que guarda um lago de água bem cristalina; ainda ao norte está Conwy, repleta de muralhas, detentora de um castelo (é claro), e da menor casa da Grã-Bretanha, com apenas 3 metros de altura, construída no muro da cidade, para o lado de fora. Próximo à cidade de Llandudno está o Great Orme, com uma carinha de Muralha da China, mas com aquele estilo galês. Ao sul, em Pen-y-cae, está o National Showcaves Centre, um parque temático, que exibe grandes cavernas que chegam a 10m de altura e estátuas de dinossauros, sendo uma ótima opção para levar as crianças. Mas não é só de castelos e montanhas que vive Gales; o país também tem belas praias, como Rhossili Bay, por exemplo, que já foi eleita a mais bonita da Grã Bretanha, e em Swansea, as praias da Península Gower, com destaque especial para Three Cliffs e Rhossili.
 
 
 
Não encontrou o roteiro que buscava?