Louisiana

Música, comida e natureza de primeira, com um toque de excentricidade

Os pântanos cobertos de névoa, as pradarias de Acadiana e a barba-de-velho cinza despencando das antigas árvores contribuem todos para a emoção especial que é a Louisiana. As ruas são ocupadas por pessoas de todos os tipos, cujas ideias, sabores e raízes se convertem em sua culinária, música e arte, que caracterizam o "Estado dos Pelicanos", como é conhecida a Louisiana. Louisiana tem uma história multicultural e multilíngue, influenciada pela gente que compõe a população deste estado. As pessoas da Louisiana vêm da França, Espanha, Haiti, região francesa do Canadá, Caribe, África e Vietnã. Embora o estado não tenha um idioma oficial, sua constituição reconhece "o direito que as pessoas têm de preservar, cultivar e promover suas origens históricas, linguísticas e culturais".
 
Ícones famosos e agradáveis surpresas
Para muitos, Louisiana é conhecida como o berço do jazz, onde sanduíches "po’boys" super-recheados são abundantes e onde ocorrem as melhores celebrações do Mardi Gras. A lista das atividades menos conhecidas deste pantanoso estado sulista é deliciosamente nova para quem é de fora: um prato fumegante de gumbo de frutos do mar, beignets recém-assados e drive-thrus de daiquiri. Felizmente, os inexperientes poderão participar de umas das Trilhas gastronômicas da Louisiana para se familiarizarem com os inconfundíveis sabores creole/cajun e a história por trás deles.
 
Sem contar a batida inconfundível da música zydeco, os bayous com sua beleza sombria e os templos sagrados das sacerdotisas vodu (onde você também pode colocar suas energias de volta nos trilhos). Aqui, os músicos de cajun e creole (que criaram as músicas do swamp pop em um híbrido de rock, R&B e blues) vivem em uma nova geração de talentos que move as multidões nos redutos locais intimistas de músicas. Outra ótima solução para os não acostumados: uma noite no Blue Moon Saloon and Guesthouse, um histórico salão com apresentações de música-raiz todas as noites. Louisiana é um local onde a expressão artística floresce e onde os artistas podem ter uma válvula de escape para a criatividade, que continua voando alto, o que se reflete nas várias galerias mostrando arte de forasteiros.
 
Um lugar como nenhum outro
Só na Louisiana, a corrida de touros da Espanha se transformou em uma atividade em que as pessoas colocam patins e capacetes (com chifres) e saem por aí caçando uns aos outros como "touros de patins". E só lá existem shows com sapos, em vez de shows com cães, e prisioneiros dando uma de caubói nos rodeios das prisões. Este estado sabe muito bem como dar uma boa festa e criar a expectativa da chegada o ano todo: a contagem regressiva de 365 dias para o Mardi Gras, que celebra a Terça-feira Gorda, é o evento mais esperado do ano em todo o estado. Esse festival pré-quaresma/Páscoa repleto de festas, desfiles, colares de contas, fantasias e tradicionais bolos-rei é um dos eventos mais frequentados de todos os Estados Unidos.
 
Fonte: VisiteOsUSA.com.br