Vivencial

O turismo vivencial, também chamado de turismo de imersão, tem como foco compreender mais profundamente a cultura, população e história de um determinado destino, mergulhando em experiências únicas dentro das comunidades que habitam o local.

Roteiros desse tipo são ideais para quem não se contenta em apenas fazer as malas para conhecer novos lugares, mas também quer vivenciar diferentes sensações. Neles, o turista deixa de ser um mero observador e passa a viver como se fosse um dos habitantes daquele lugar, incorporando todos os seus costumes e tradições.

  • Experiência Vivencial no Lago Titicaca
    Informações adicionais
    • R$ 6.376,02
    • US$ 1.938,00
    • Noites 10
    • Saída Puno
    • Cidades Puno, Lago Titicaca, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu
    • O que Inclui
      • 10 noites de hospedagem com café da manhã, sendo:
        01 noite em Puno;
        01 noite em hospedagem local na Ilha de Ccotos;
        01 noite em hospedagem local na ilha de Amantani;
        01 noite em Puno;
        02 noites em Cusco;
        02 noites no Vale Sagrado;
        01 noite em Águas Calientes;
        01 noite em Cusco;
      • Traslados regulares de chegada e saída em Puno;
      • Traslados regulares de chegada e saída em Cusco;
      • Programa Vivencial em duas Ilhas do Lago Titicaca;
      • City tour em Cusco com ruínas arqueológicas;
      • Tour a Chinchero, Maras e Morais;
      • Tour a Pisac e ao Complexo Arqueológico de Ollantaytambo;
      • Todas as entradas e visitas e boleto turístico de Cusco para as excursões mencionadas no roteiro;
      • Tour de dia completo Machu Picchu com trem categoria escolhida;
      • Todas as entradas e visitas e boleto turístico de Cusco para as excursões mencionadas no roteiro.
    • Roteiro dia-a-dia

      1° DIA – Puno
      Chegada ao aeroporto de Juliaca, recepção e traslado ao hotel. Restante do dia livre para adaptar-se a altitude. Hospedagem em Puno.

      2° DIA – Puno / Ccotos - Início da Experiência Vivencial no Lago Titicaca
      Café da manhã no hotel. Em horário combinado localmente, traslado ao Porto e embarque com destino a comunidade de Ccotos (aproximadamente 3h15). Chegada e alojamento nas casas de hóspedes da comunidade. Logo depois do almoço com a população local, algumas pessoas da comunidade explicarão sua cultura mostrando como vivem atualmente. Logo visita ao povoado e seu centro artesanal para logo subir ao Ancasayana, Apu (Deus) protetor de Ccotos, lugar místico e milenário com restos arqueológicos pré-incas. Logo, saída em veleiros para visitar a Ilha de Ticonata (30min) para visitar o museu local. Retorno a Ccotos para estender redes para a pesca e observar o por do sol nos "totorales" e a imensidade do lago. À noite, jantar com a comunidade. Pernoite em casa de hóspedes da comunidade local.

      3° DIA – Ccotos / Ilha Amantani
      Ao amanhecer (5h30 da manhã), recolherão a rede de pesca e o café da manhã será servido observando o nascer do sol. Logo, saída para realizar atividades agrícolas (de acordo com a temporada). Antes do meio-dia, embarque no barco com direção a Ilha Amantani. Chegada e acomodação nas casas de hóspedes da Comunidade. Logo depois do almoço, subida a Pacha Tata, centro cerimonial místico da ilha, onde também assistiremos ao por do sol na Ilha. À noite, jantar com a comunidade. Pernoite em casa de hóspedes da comunidade local.

      4° DIA – Ilha Amantani / Ilha Taquile / Uros / Puno
      Café da manhã e logo após, embarque até a Ilha Taquile (aproximadamente 1h30) para conhecer seu artesanato e os lugares de interesse. O almoço estará acompanhado de música e danças típicas de Taquile. Logo após, embarcaremos até as Ilhas Flutuantes de Uros para ver a apresentação de sua cultura e passear nas balsas de totora. Depois embarque até o Porto de Puno e traslado ao hotel. Hospedagem em Puno.

      5° DIA – Puno / Cusco
      Café da manhã no hotel. Em horário combinado localmente, traslado até a estação de ônibus turístico regular até Cusco. Durante esta viagem estão incluídas paradas para observação em:
      . Museu Pukará: localizado a 106km de Puno. É um povoado de ceramistas, que conserva o nome da primeira civilização do sul do Peru, cuja origem se remete a 1.600 AC e cujos restos arqueológicos, além das peças líticas e cerâmicas, estão expostas no Museu.
      . La Raya - O ponto mais alto da viagem: 4.335 metros acima do nivel do mar, e limite entre Puno e Cusco, onde podem-se apreciar os nevados das cordilheiras ao redor.
      . Raqchi - localizado a 118km de Cusco, é um complexo arqueológico onde foi edificado um grande templo dedicado ao Deus Wiracocha na época inca. Também conta com um grande número de construções de residências, fontes e terraços que nos mostram a importância que teve como centro de peregrinação.
      . Andahuaylillas - Lugar onde há uma pequena igreja de São Pedro e São Paulo. É denominada também a "Capela Sistina da América", já que mostra em seu interior uma ostentosa decoração, todo em valor incalculável.
      Chegada a Cusco na Estação rodoviária. Recepção e traslado ao hotel. Hospedagem em Cusco.

      6° DIA – Cusco - City tour e Ruínas Arqueológicas de Cusco
      Café da manhã no hotel. Em horário combinado localmente, saída para iniciar um pela cidade de Cusco e também as ruínas que estão localizadas próximas a cidade. Durante o passeio, visitaremos:
      . O Templo de Koricancha (recinto do ouro em Quechua) - é o centro mais importante do império inca, sobre o qual os espanhóis levantaram a igreja de Santo Domingo;
      . A Catedral, construída no ano de 1.559, que reúne a maior coleção de arte colonial do Peru;
      . A Plaza de Armas, lugar onde celebram-se as festas religiosas;
      . Hatunrimiyoc, famosa pedra de doze ângulos.
      Logo após a visita da cidade, seguimos para visitar as ruínas:
      . Sacsayhuaman - ( em quechua: lugar onde se sacia o falcão), uma das obras mais formidáveis da arquitetura Inca. Os nativos acreditam encontrar, quando a vêm de longe, semelhança com a cabeça de um falcão;
      . Qenqo (em quéchua: labirinto torto), são dois grupos arqueológicos próximos um ao outro, que tem como base enormes afloramentos de pedras calcárias. Foi um santuário muito importante durante o império Inca;
      . Puca Pucara (em quéchua: fortaleza vermelha), grupo arqueológico situado em um lugar estratégico de onde domina-se todo o território. Possui recintos, praças interiores, banhos, aquedutos, torres de vigia, e um caminho antigo facilmente reconhecido;
      . Tambomachay (em quéchua: lugar de descanso), reconhecido na história como o lugar de "banho" da princesa Ñusta. Deve-se a especial circunstância de possuir aquedutos que levam água limpa todo o ano.
      Ao finalizar o passeio, regresso ao hotel e noite livre para que possam desfrutar de excelentes restaurantes locais como Chicha e MAP Café. Hospedagem em Cusco.

      7° DIA – Cusco / Vale Sagrado - Visita a Chinchero, Maras e Morais
      Café da manhã no hotel. Em horário combinado localmente, saída em direção ao Vale Sagrado. A experiência de hoje será pelo autêntico passeio de Chinchero, Maras, as Salineiras e Moray. A primeira parada será em Chinchero (3.672mts), que em quéchua significa: povoado do arco íris, que orgulha-se de ter o mercado indígena mais autêntico da região. Todos os domingos, na ampla Plaza de Armas, rodeada de uma imponente parede inca de dois metros de altura e adornada com dez "hornacinas" em forma de trapezóides, leva-se a cabo um mercado agrícola onde há comercio unicamente em escambo (troca). É admirável o colorido das vestimentas dos campesinos das diferentes comunidades. Não pode faltar a visita a igreja colonial construída sobre cimentos de um antigo palácio inca. Em seguida, visita a Maras (3.385m), povoado fundado pelos espanhóis. As portas das casas do povoado da rua principal ainda conservam uma típica arquitetura colonial e seus escudos familiares. Saída até as Salineiras, depois de percorrer 4km de caminho sem asfalto, chega-se a Mina de Sal dos Incas. Da montanha que rodeia este lugar, aflora um manancial de água com um alto teor de sal, que os Incas canalizavam e distribuíam em poças a maneira de "terrazas piscina". Ao evaporar as águas, ficava uma crosta de sal, que extraíam periodicamente para seu consumo. Atualmente, o sítio possui mais de 5000 poças que os locais exploram e comercializam. Durante aproximadamente uma hora, descida por um caminho que faz borda às minas, até chegar as margens do Rio Urubamba, o lugar onde poderá visitar a Gruta de Pichingoto, habitada desdea a época dos Incas pela população local. Última parada do passeio, Moray, é um antigo laboratório agrícola, constituído por andares de terraços em forma circular, usadas pelos Incas para experimentar e domesticar as plantas que logo semeavam em outros lugares do Império.
      Nota: O mercado de Chinchero abre somente aos domingos. Caso a visita não ocorra neste dia, como opcional, incluiremos as ruínas de Chinchero. Ao finalizar o tour, traslado para o hotel no Vale Sagrado e hospedagem.

      8° DIA – Vale Sagrado – Visita ao Mercado de Pisac e Ollantaytambo
      Café da manhã no hotel. Hoje será o dia de visitar o Mercado de Pìsaq e o complexo Arqueológico de Ollantaytambo. Pisaq (2.972m) é um povoado que possui um mercado campesino, agropecuário e artesanal já bem conhecido na região, que acontece na Plaza de Armas. Logo após saída para a Fortaleza de Ollantaytambo, uma das mais importantes mostras da arquitetura militar dos Incas. Todo o complexo está formado por templos, palácios, galerias funerárias, mausoléus, quadras para alojamento dos soldados, recintos religiosos, trincheiras e depósito de armas. Destacam-se suas muralhas, galerias, câmaras funerárias, o Gran Adoratório Central, construção religiosa formada por enormes monolitos, os plataformas de acesso, as "terrazas" agrícolas, os vestígios do antigo povoado e os banhos da princesa "Ñusta". Pela sua localização e posição estratégica, que domina grande parte da região, foi definida como fortaleza ou cidade fortificada. Almoço incluído durante o passeio.
      Retorno ao hotel. Restante do dia livre para descansar e aproveitar o hotel. Hospedagem no Vale Sagrado.

      9° DIA – Vale Sagrado / Machu Picchu - Visita a Machu Picchu
      Café da manhã no hotel. Em horário combinado, traslado para a Estação de trem de Ollantaytambo para embarque em trem (duração 1h30) para a cidade de Águas Calientes, para visitar uma das novas Maravilhas do Mundo: Machu Picchu. Recepção na estação de trem onde um guia acompanhará até a estação de ônibus, para encontrar o guia e subir ao Parque Arqueológico de Machu Picchu. O receptivo irá coordenar para que a bagagem dos passageiros seja levada para o hotel que irá se hospedar. Visita guiada durante aprox. 2h30 e restante do tempo livre para vivenciar Machu Picchu e recarregar as energias neste lugar mágico. Os passageiros podem embarcar no ônibus do próprio parque que os levará de volta a Águas Calientes. Hospedagem.

      10° DIA – Machu Picchu - Opcional: Segundo dia a Machu Picchu e subida à Huayna Picchu
      Café da manhã no hotel. Este dia será a oportunidade para os que queiram voltar a Machu Picchu, descobrir os lugares mais inóspitos do Parque e também subir a Montanha de Huayna Picchu. Esta subida à Huayna Picchu deve ser reservada com antecedência devido a restrição de ingressos na montanha, sendo realizadas em dois turnos (7h ou as 11h). Esta montanha está no plano de fundo das principais fotos panorâmicas, e também possui importantes restos arqueológicos relacionados com o famoso complexo inca. Em horário apropriado, embarque em trem de volta a Cusco. recepção e traslado ao hotel. Hospedagem em Cusco.

      11° DIA – Cusco / Cidade de Origem
      Café da manhã. Em horário combinado localmente, traslado ao aeroporto de Cusco para embarque em voo de volta. Fim de nossos serviços.

    • Extras não incluídos
      • Passagem aérea Cidade de Origem / Juliaca // Cusco/ Cidade de Origem;
      • Não inclui taxas aeroportuárias e taxa de embarque;
      • Refeições não especificadas no roteiro;
      • Bebidas durante as refeições;
      • Gorjetas à guias, motoristas, garçom, etc.;
      • Despesas de caráter pessoal, passeios opcionais e demais itens não incluídos no programa.
      • Os valores não incluem o valor da nova taxa governamental IRRF, em vigor desde 1º de janeiro de 2016. Verifique com um de nossos consultores
    • Observações
      • Preços sujeitos à alteração sem prévio aviso;
      • Os preços não são válidos para bloqueios, feriados, congressos e feiras;
      • Preços por pessoa, de acordo com a acomodação escolhida, sujeitos a confirmação e disponibilidade no momento da reserva;
      • Informe-se sobre a documentação pessoal exigida para esta viagem. A responsabilidade sobre ela é exclusiva do passageiro;
      • Preços não incluem early check-in e late check-out. Verifique custos adicionais com um de nossos Consultores;
      • Sobre o trem para Machu Picchu: lembre-se que, para assegurar os lugares no trem escolhido, é necessário os dados completos dos passageiros (primeiro nome, primeiro sobrenome, tipo de documento, número do documento, nacionalidade e data de nascimento) com uma antecedência de 30 dias antes da data da viagem. Somente desta forma conseguiremos garantir os lugares adequados.
      • Política de Bagagem a bordo do trem: seguem informações da bagagem de mão permitida por passageiro: 01 bolsa o mochila / Peso: 05kg/11lb / Tamanho: 62 polegadas lineares/157cm (comprimento+largura+ grossura. Verifique mais informações com um de nossos Consultores.
  • Guatemala Comunitária: Vivência em Povoados Maias
    Informações adicionais
    • R$ 12.001,92
    • US$ 3.648,00
    • Noites 13
    • Saída Cidade da Guatemala
    • Cidades Cidade da Guatemala, San Marcos, San Juan La Laguna, Chichicastenango, Aldei Xix, Cobán, Candelaria, Uaxactún, Flores e La Antígua
    • O que Inclui
      • 13 noites de hospedagem sendo:
        01 noite na Cidade da Guatemala com café da manhã;
        01 noite em San Marcos com café da manhã;
        02 noites em San Juan La Laguna com café da manhã;
        01 noite em Chichicastenango com café da manhã;
        02 noites na Aldeia Xix (hospedagem em albergue);
        01 noite em Cobán com café da manhã;
        01 noite em Candelaria com café da manhã;
        01 noite em Uaxactún com café da manhã (hospedagem na comunidade local);
        01 noite em Flores com café da manhã;
        02 noites em La Antígua com café da manhã;
      • Voo regular interno Flores / Cidade da Guatemala;
      • Traslados regulares nos destinos;
      • Passeios e visitas citadas no roteiro;
      • Entradas nos sítios e atrações citadas no roteiro;
      • Transporte em lancha pública para os destinos: San Juan La Laguna; Santiago Atitlán e Panajachel;
      • Refeições descritas conforme roteiro (não inclui bebidas);
      • Serviço de guia acompanhante durante o circuito (espanhol e/ou inglês) e guias locais em algumas visitas.
    • Roteiro dia-a-dia

      1° DIA – Terça-feira – Cidade de origem / Guatemala
      Apresentação no aeroporto para embarque com destino a Cidade da Guatemala (voo com conexão). Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem na Cidade da Guatemala.

      2° DIA – Quarta-feira – Guatemala / Santa Calara La Laguna / San Marcos
      Pela manhã traslado para Santa Lucia Utatlán, conhecida como Corazón Del Bosque. Tempo para café da manhã. Faremos um breve passeio pelo bosque e logo traslado ao Parque Ecológico Chuiraxamoló, em Santa Calara La Laguna. Faremos uma parada em COPIKAJ para demonstração e compra de artesanato. O almoço será preparado pela comunidade – ASUVM em Aldeia Paquip – (incluído). Após o almoço, tour e demonstração de café. No meio da tarde continuaremos com destino a San Marcos La Laguna para embarque em lancha pública até o hotel. Chegada e jantar (incluído). Hospedagem em San Marcos.

      3° DIA – Quinta-feira – San Marcos / San Juan La Laguna
      Café da manhã no hotel. Pela manhã embarque em lancha até San Juan La Laguna. Recepção no escritório da Rupalaj K’istalin. Acompanhados por um guia comunitário, visitaremos Ixoq Ajkeem, com uma demonstração de tintas naturais e tecido de tear. Almoço comunitário (incluído). Pela tarde, realizaremos uma cerimônia de semear uma árvore (Siembre Del Árbol) e espiritualidade maia. Retorno para o hotel e jantar (incluído). Hospedagem em San Juan Laguna.

      4° DIA – Sexta-feira – San Juan La Laguna / Santiago Atitlán / San Juan La Laguna
      Café da manhã no hotel. Embarque em lancha a Santiago Atitlán. Chegada e recepção no píer por uma pessoa da Asotur. Acompanhados de um guia comunitário, visitaremos a igreja, Maximón, atiliê de pintores e escultores locais. Tempo para almoço no restaurante comunitário Grupo Mujeres Panabaj. Após o almoço, visita a Associação Ilk Luna, demonstração interativa de elaboração de artículos de caça. No meio da tarde, retorno para San Juan La Laguna. Hospedagem em San Juan La Laguna.

      5° DIA - Sábado – San Juan La Laguna / Chichicastenango
      Café da manhã no hotel. Traslado em lancha até Panajachel, onde nos espera um transporte para continuar nossa viagem. Durante o trajeto, parada para uma visita a Concepción, visitando a Igreja Colonial. No meio da tarde, chegada e hospedagem em Chichicastenango.

      6° DIA – Domingo – Chichicastenango / Nebaj / Aldea Xix
      Café da manhã no hotel. Bem cedo, visita a Chichicastenango, conhecendo um dos mais famosos mercados indígenas de toda América Latina. Pela tarde, continuação até o projeto comunitário Nuevos Mayas. Jantar (incluído) e hospedagem em um albergue em Aldea Xix.

      7° DIA – Segunda-feira – Xix / La Ruta Chayama / Xix
      Café da manhã. Acompanhados de um guia comunitário, faremos um passeio a pé e á cavalo de ida e volta desde a Aldea Xix até a comunidade Chacalté, onde teremos a oportunidade de conhecer a natureza, a história e a gastronomia da região. Será realizada uma degustação de Boxboles e almoço típico (incluídos). Retorno para o albergue. Jantar (incluído) e hospedagem em um albergue em Aldea Xix.

      8° DIA – Terça-feira – Xix / Nebaj / Biotopo Quetazal / Cobán
      Café da manhã. Pela manhã saída com destino a Cobán. No caminho, visitaremos o Biotopo del Quetzal, um hábitat natural da ave símbolo da Guatemala, o Quetzal. Desfrutaremos de um bosque de neblina com muitas espécies de plantas e animais. Continuação da viagem pára Copán. Chegada e hospedagem em Copán.

      9° DIA – Quarta-feira – Copán / Candelaria
      Café da manhã. Saída do hotel para visitar a região e explorar uma das cavernas mais espetaculares que encontram-se na Candelaria, uma das redes subterrâneas mais extraordinárias que existem. Almoço (incluído). Tarde livre. Hospedagem em Candelaria.

      10° DIA – Quinta-feira – Candelaria / Uaxactún
      Café da manhã. Pela manhã, saída com destino à selva da região. Chegaremos a Uaxactún, comunidade localizada dentro da reserva da Biosfera Maia. Almoço preparado pela comunidade (incluído). Pela tarde, com um guia comunitário, visita ao sítio arqueológico, demonstração das plantas chicle e xate, artesanato local e convivência com a comunidade. Jantar e hospedagem na comunidade de Uaxactún.

      11° DIA –Sexta-feira – Uaxactún / Tikal / Flores
      Café da manhã. Hoje visitaremos a cidade maia de Tikal, a jóia do Mundo Maia Clássico. Almoço (incluído). Traslado para Flores. Chegada e hospedagem em Flores.

      12° DIA –Sábado– Flores / La Antígua
      Café da manhã. Pela manhã traslado para o aeroporto de Flores para embarque com destino a Cidade da Guatemala. Chegada e traslado a La Antígua, cidade colonial declarada Patrimônio da Humanidade. Faremos uma visita pela cidade conhecendo a Catedral, Plaza Central, seus principais monumentos e museus, além de livrarias, restaurantes e galeria de arte. Tarde livre. Hospedagem em La Antígua.

      13° DIA-Domingo – La Antígua
      Café da manhã. Dia livre para atividades opcionais. Caminhar pelas ruas de pedra da cidade colonial e conhecer ainda mais a cidade é uma ótima opção para este dia de descanso. Hospedagem em La Antígua.

      14° DIA –Segunda-feira –La Antígua / Cidade da Guatemala / Cidade de Origem
      Café da manhã. Em horário marcado, traslado para o aeroporto da Cidade da Guatemala para embarque (voo com conexão). Fim de nossos serviços.

    • Extras não incluídos
      • Passagem aérea Cidade de Origem / Cidade da Guatelama / Cidade de Origem;
      • Não inclui taxas aeroportuárias e taxa de embarque;
      • Refeições não especificadas no roteiro;
      • Bebidas durante as refeições;
      • Gorjetas à guias, motoristas, garçom, etc.;
      • Despesas de caráter pessoal, passeios opcionais e demais itens não incluídos no programa.
      • Os valores não incluem o valor da nova taxa governamental IRRF, em vigor desde 1º de janeiro de 2016. Verifique com um de nossos consultores.
    • Observações
      • Saída do tour às Terças-feiras com mínimo de 02 passageiros;
      • Preços sujeitos à alteração sem prévio aviso;
      • Os preços não são válidos para bloqueios, feriados, congressos e feiras;
      • Preços por pessoa, de acordo com a acomodação escolhida, sujeitos a confirmação e disponibilidade no momento da reserva;
      • Informe-se sobre a documentação pessoal exigida para esta viagem. A responsabilidade sobre ela é exclusiva do passageiro;
      • Preços não incluem early check-in e late check-out. Verifique custos adicionais com um de nossos Consultores;
      • Verifique política de crianças de acordo com a categoria escolhida com um de nossos consultores.