• mato grosso

Mato Grosso

Sobre | Pacotes | DestinosSolicite um orçamento

Mato Grosso tem uma identidade cultural baseada na integração entre índios sul-americanos, afro e euro-descendentes e migrantes oriundos de vários locais do Brasil.

Na capital Cuiabá e em outras cidades centenárias, como Cáceres, Poconé e Diamantino, o patrimônio arquitetônico traz parte da história do estado em espaços como centros culturais e museus.

O rio Araguaia atrai gente interessada em observar a fauna e se divertir com a pesca esportiva. Além de animais exóticos, aldeias indígenas, grutas e cachoeiras, um dos atrativos que podem ser apreciados na região é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, na divisa entre Mato Grosso e Tocantins.

A 64 km da capital, você pode visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, unidade de conservação de grande variação paisagística, com cenários que vão desde o campo limpo, onde predomina uma vegetação de gramíneas, até o cerradão, onde são comuns as árvores de maior porte.

Mas, sem dúvida, o Pantanal é a grande menina dos olhos do Mato Grosso. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bioma é a maior planície alagável do mundo e é o principal santuário da vida silvestre da América do Sul, acolhendo enorme biodiversidade dos ecossistemas que o contornam (Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco Boliviano.

Fonte: Embratur

Mato Grosso - Pacotes

  • Circuitos

  • Cristalino Lodge – Fotografia na Amazônia I
    Informações adicionais
    • R$ 5.620,00
    • Noites 5
    • Saída Alta Floresta (Mato Grosso)
    • Cidades Amazonas
    • O que Inclui
      • 05 noites de hospedagem no Cristalino Lodge com café da manhã, almoço e jantar com bebidas não alcoólicas;
      • Traslado aeroporto Alta Floresta / Lodge / aeroporto Alta Floresta (aproximadamente 01h00);
      • Traslado em barco até o Lodge (aproximadamente 30 minutos);
      • Atividades de exploração diárias acompanhadas por guia local;
      • Equipamentos, barcos e canos para a realização das atividades;
      • Visita à reserva natural do Cristalino;
      • Palestras e apresentações;
      • Taxa Fundação Cristalino.
    • Detalhes Adicionais

      Apresentação do Workshop:
      As terras altas do sul da Amazônia são o local ideal para ampliar as possibilidades de criação de qualquer fotógrafo, tanto profissionais quanto amadores. Há nessa região de confluência com os ecossistemas Pantanal e Cerrado uma infinidade de variações cromáticas, contrastes extremos e perspectivas diversas para a construção de novas narrativas visuais. Essa vai ser uma oportunidade única de você captar imagens fantásticas em uma das últimas áreas preservadas da Amazônia enquanto aprimora suas habilidades e técnicas fotográficas, guiado pelos ensinamentos do renomado fotógrafo João Quental.

      Para quem este programa é recomendado:
      Fotógrafos profissionais e amadores que desejam realizar imagens de natureza na Amazônia.

      O que esperar:
      As atividades de fotografia são sempre feitas com guia privativo. O guia estará à disposição para maximizar as chances de realizar as melhores imagens durante toda a estada. Geralmente as atividades começam muito cedo pela manhã, antes do sol nascer. Os guias irão procurar os temas de interesse do fotógrafo, como aves, macacos, paisagens, borboletas, répteis, insetos, plantas, fungos e flores. É importante levar em consideração que o sub-bosque da floresta apresenta pouca luz, mesmo nas horas quentes do dia, e o uso do flash pode ser recomendado. Muitas espécies nem sempre estarão próximas, portanto, é recomendado levar lentes de 300 milímetros. Para as Torres de Observação, lentes de 300 até 600 milímetros podem ser uma excelente pedida. Há também ótimas oportunidades para fotografias de paisagens com lentes grande angulares.
      É importante levar em consideração que observar animais na Amazônia é uma tarefa mais desafiadora do que em regiões de cerrado ou Pantanal, pois muitas espécies estão escondidas dentro da floresta e se movem com frequência. Outras são tímidas e difíceis de encontrar. Contudo, a recompensa é muito gratificante ao fotografar espécies que não podem ser vistas em nenhum outro lugar do mundo. A experiência de fotografar na Amazônia é magnífica, proporcionando imagens incríveis para os participantes. Os guias que conduzem estes grupos irão auxiliá-lo a obter as melhores imagens.

    • Roteiro dia-a-dia

      1° Dia – 21/jul – Cristalino Lodge - Primeiro Encontro com a Floresta
      Chegada e transfer do aeroporto de Alta Floresta para o Cristalino Lodge, aproximadamente 01h00 de estrada e depois um trajeto de 30 minutos de barco. Chegada e boas-vindas no hotel. Você irá conhecer o fotógrafo e os guias que acompanharão o grupo para conversar sobre a programação. Antes do jantar, apresentação de slides e palestra de boas-vindas com João Quental. Serão abordados os temas e técnicas mais importantes para essa aventura amazônica, e será o espaço para tirar as dúvidas iniciais sobre esse tipo de fotografia. Hospedagem no Cristalino Lodge.

      2° Dia – 22/jul – Cristalino Lodge - O despertar da floresta
      Uma das primeiras lições que você irá aprender no programa com João Quental é que quem dita às regras são as aves. Elas são o seu verdadeiro “guia” nessa jornada! Seguindo o movimento delas na floresta, o programa começa com uma incrível sessão de fotos em uma das torres de observação do Cristalino Lodge. Lá do alto, além de lindas fotos do amanhecer na Amazônia, é possível fotografar as aves ao nível dos olhos e não debaixo para cima, como geralmente acontece nas florestas. De tarde, o passeio pelas águas negras do rio Cristalino permite uma aproximação da fauna amazônica como em poucos locais do mundo. Sua lente perseguirá as belíssimas aves de várzea, como a garça-real, a biguatinga e o pavãozinho-do-Pará. Outros habitantes das águas que provavelmente entrarão para a sua lista são lontras, ariranhas e antas. Hospedagem no Cristalino Lodge.

      3° Dia – 23/jul – Cristalino Lodge - Uirapuru na Trilha da Castanheira e Pôr do sol no rio Teles Pires
      A castanheira que dá nome à trilha é a maior da floresta. Possui cerca de 500 anos e precisa de seis pessoas de mãos dadas para abraçá-la. Uma boa oportunidade de usar sua lente grande angular. Com sorte, você ouvirá o belíssimo canto do Uirapuru e quem sabe até conseguir um registro desse ícone da floresta. Pela tarde, deslizando sobre as águas do rio Cristalino em direção ao rio Teles Pires, observe a transformação da cor de um e de outro curso d’água no momento em que eles se conectam. O fenômeno chamado de encontro das águas ocorre em um cenário perfeito para fazer fotos belíssimas. Na volta, focagem de jacaré e algumas técnicas especiais de fotografia noturna. Hospedagem no Cristalino Lodge.

      4° Dia – 24/jul – Cristalino Lodge - Ilha Ariosto
      Um passeio de barco o leva até a Ilha Ariosto, onde será possível procurar algumas aves especiais, como o anambé-preto, diversas espécies de papagaios, além de outras especialidades da região do Cristalino. Espere por paisagens estilo quebra-queixo e muito aprendizado na natureza! Durante a visita à segunda torre de observação da reserva, você terá a oportunidade de fotografar o pôr do sol na maior floresta tropical do mundo. Há muita técnica a ser colocada em prática, sem contar com as inúmeras espécies de aves que ainda podem entrar para a sua lista. Batizada de Ted Parker, essa torre homenageia o renomado ornitólogo que visitou o Cristalino Lodge na década de 1990. Hospedagem no Cristalino Lodge.

      5° Dia – 25/jul – Cristalino Lodge - De olho na ave cigana
      Viva um encontro inesquecível com a cigana, uma ave pré-histórica que pode ser vista em grupos às margens do rio Cristalino após duas horas de um lindo passeio de barco. Pela noite, em na sala de apresentações, faremos a análise das fotos produzidas até aqui, contando com dicas preciosas de João Quental para a edição e o tratamento de imagem. Hora de praticar o desapego e alinhar as expectativas. Fotografar na Amazônia é enriquecedor! Hospedagem no Cristalino Lodge.

      6° Dia – 26/jul – Cristalino Lodge / Cidade de Origem
      Aproveite a manhã para demorar-se no conforto do seu bangalô ou aproveite o tempo livre para fazer sua última sessão de fotos no Cristalino. A saída do hotel será às 10h00, quando seguiremos até o aeroporto de Alta Floresta. Fim de nossos serviços.

    • Extras não incluídos
      • Passagem aérea Cidade de Origem / Alta Floresta / Cidade de Origem;
      • Não inclui taxas aeroportuárias e taxa de embarque;
      • Refeições não especificadas no roteiro;
      • Bebidas alcoólicas;
      • Gorjetas aos guias, motoristas, garçom, etc.;
      • Cartão de assistência aos passageiros em viagens;
      • Despesas de caráter pessoal, passeios opcionais e demais itens não incluídos no programa.
    • Observações
      • Preços e itinerário sujeitos à alteração sem prévio aviso;
      • Os preços não são válidos para bloqueios, feriados, congressos e feiras;
      • Preços por pessoa, de acordo com a acomodação escolhida, sujeitos a confirmação e disponibilidade no momento da reserva;
      • Verifique política de apartamentos triplos com um de nossos Consultores;
      • Informe-se sobre a documentação pessoal exigida para esta viagem. A responsabilidade sobre ela é exclusiva do passageiro;
      • Preços não incluem early check-in e late check-out. Verifique custos adicionais com um de nossos Consultores;
      • O hotel recebe hóspedes de todas as idades. Recomendamos trazer crianças com mais de 6 anos a fim de ter uma experiência positiva. Os pais devem assumir a responsabilidade por seus filhos. Verifique tarifas com um de nossos Consultores;
      • O acesso ao Cristalino Lodge é realizado através do Aeroporto de Alta Floresta, no estado de Mato Grosso, através da Cia aérea Azul Linhas Aéreas;
      • Caso o voo de ida e volta não esteja dentro dos horários do serviço de traslado será necessário noites adicionais e serviços em Alta Floresta que não estão incluídos. Por favor, verificar tarifas com um de nossos consultores.

Preço por pessoa em apartamento duplo . Os valores serão convertidos no câmbio do dia de pagamento da reserva. Preços sujeitos a alteração sem prévio aviso.
Os valores não incluem o valor da nova taxa governamental IRRF, em vigor desde 1º de janeiro de 2016. Verifique com um de nossos Consultores.